Como fazer um fundo desfocado

Por: suporte Em: Dicas Criado em: 2016-06-06 Comentário: 0

Diafragma,distância focal, lentes e tudo mais que você precisa saber para fazer fotos com um lindo desfoque.

1.Abertura de diafragma

A abertura de diafragma na lente é o fator mais importante para se criar uma profundidade de campo curta. Com uma abertura grande, como f/2.8, você terá menos nitidez em torno do ponto de foco. Lembre-se de que, quanto menor o número f/, maior será a abertura do diafragma.

f/1.4

f/10

 

2. Distância entre câmera e objeto

Quanto mais longe o fundo estiver do ponto de foco, mais desfocado ficará. Aproximar a câmera do objeto fotografado fará com que esse ponto esteja mais próximo da lente do que do restante do cenário e aumentará o desfoque do fundo. Note que cada lente tem uma distância mínima de foco.

A 70cm

A 20cm

 

3. Distância entre objeto e fundo

Aqui aplica-se o mesmo princípio acima: levar o objeto fotografado para longe do fundo também fará com que a faixa de foco da sua lente fique concentrada apenas no que interessa.

Com fundo próximo

Com fundo distante

 

4. Lentes usadas

As lentes com distância focal de 50mm ou mais têm um poder de desfoque maior. Além de aproximar o objeto na imagem, o tipo de construção das lentes normais e teleobjetivas causa um efeito chamado de compressão de planos. Assim, uma porção menor do fundo é mostrada atrás do assunto da foto.

Com 16-35mm f/2.8L a 33mm

Com 70-200mm f/2.8L a 200mm

 

5. Tamanho do sensor

As câmeras da linha EOS têm dois tamanhos de sensores: Full Frame, que tem aproximadamente o mesmo tamanho dos filmes tradicionais de 35mm, e APS-C, que é um pouco menor.

O tamanho do sensor não influencia diretamente na profundidade de campo, mas define o campo de visão que a lente vai ter. Por ter um tamanho menor, os sensores APS-C captam apenas a parte central da projeção da lente, o que funciona como um zoom de 60%.

A milimetragem das lentes refere-se sempre a um sensor Full Frame. Por exemplo: uma lente 50mm em uma câmera APS-C funciona como uma 80mm.

A Full Frame provoca menor profundidade de campo ao enquadrar o objeto na mesma proporção no quadro que uma câmera APS-C, já que ao fotografar algo mais de perto o fundo fica mais desfocado.

Resumindo: aqui vale o conceito visto acima de distância entre objeto fotografado e lente. O desfoque da Full Frame não é maior, mas ao fotografar o mesmo objeto com a mesma proporção no quadro que uma foto feita com uma APS-C é preciso chegar mais perto.

Canon 7D - Sensor APS-C

Canon 6D - Sensor Full Frame

Na prática

Para desfocar o fundo de um modo simples, ponha o dial da câmera no modo de prioridade de abertura do diafragma (Av) e selecione o menor número possível. Dessa forma você configura para que o diafragma seja o mais aberto que a lente puder, deixando o ISO e o obturador para serem regulados automaticamente. Assim, a foto fica sempre com uma profundidade de campo curta e com exposição correta em qualquer tipo de iluminação.

 

Fonte: Canon College

 

Comentar

Captcha