Cabo submarino conectará Brasil e EUA até 2016

Por: text_none_author Em: Geral Criado em: 2014-10-13 Comentário: 0

Previsão de finalização da obra é de uma das empresas do consórcio, a Algar Telecom

Rota terá mais de 10 mil Km de extensão e seis pares de fibra​Um novo cabo submarino de fibra óptica conectará o Brasil aos Estados Unidos. O cabo parte de Santos (SP), passa por Fortaleza (CE) e tem como ponto final a cidade de Boca Ratón (Flórida, EUA). O sistema será construído e operado por um consórcio multinacional de empresas de tecnologia e telecomunicação formado por Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables e Google.

Para Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina do Google, esse novo cabo contribuirá significativamente com o crescimento econômico da região ao aumentar a capacidade existente. "A internet e outros tipos de redes que permitem comunicações internacionais dependem de cabos submarinos para poder conectar os continentes. Todo ano, o Google faz grandes investimentos nos equipamentos necessários para oferecermos nossos serviços", explicou Ramos no Blog do Google Brasil.

Segundo comunicado ao mercado da Algar Telecom, a rota terá mais de 10 mil Km de extensão e seis pares de fibra, com capacidade superior a 64 Tbps (Terabits por segundo). A Algar Telecom investirá um par de fibra. Com o investimento, serviços com mais capacidade comoo HD e 4K poderão ser oferecidos aos clientes da companhia. Até o término do projeto, a Algar pretende investir US$ 60 milhões. A estimativa da Algar é que as obras sejam concluídas até o final de 2016.

Comentar

Captcha